Reprodução

Na época do acasa-lamento, eles tornam-se um pouco agressivos, sendo conveniente pôr o casal em um pequeno aquário, com temperatura de 27 oC a 28 oC, que contenha uma vasinho de barro ou uma telha para que a fêmea tenha onde desovar. Às vezes a fêmea pode desovar em algum dos vidros laterais do aquário.A Fêmea neste período fica com o ventre bem inchado, devido a grande produção de ovos (até 100 em cada desova).

Quando o Local da desova é escolhido, o casal limpa-o com a boca. Depois de tudo arrumado, a fêmea coloca o ovopositor em contato com a superfície e solta uma trilha de até 8 ovos adesivos por vez, enquanto o macho vem atrás fecundando-os. As trilhas formam aglomerados de ovos e 2 dias depois ocorre a eclosão. Às vezes o casal pode esconder os ovos por algum tempo não sendo possível vê-los.

Normalmente, o casal cuida dos ovos e dos alevinos por 30 dias. Não se preocupe se você ver os pais com os filhotes na boca, pois é assim que eles carregam os filhotes fujões de volta a prole.